Olhos irritados, vermelhos, coçando e lacrimejando. Estes podem ser sintomas da conjuntivite – inflamação da conjuntiva (membrana transparente que recobre a esclera, o chamado “branco dos olhos”) e de toda a parte interna das pálpebras -, que se não tratada corretamente pode causar danos à visão.

Contagiosa, a doença costuma ter um aumento em seus casos durante o verão. “A conjuntivite pode ocorrer em qualquer período do ano, entretanto durante o verão, que é quando as pessoas costumam frequentar mais praias e piscinas, elas também acabam se expondo mais aos vírus e bactérias, o que pode facilitar o contágio”, comenta a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP, acrescentando que a elevação das temperaturas favorece a proliferação dos micro-organismos causadores da conjuntivite.


A seguir a Dra. Keila Monteiro de Carvalho responde algumas dúvidas sobre a doença: 


O que causa conjuntivite?


A conjuntivite pode ser causada por infecções bacterianas, virais, microbactérias, protozoários, etc. Diversos tipos de micro-organismos podem provocar infecção das conjuntivas. Além disso, há a conjuntivite alérgica e a que é causada por agentes externos (protetores solares, exposição a alérgenos, falta de higiene e produtos de beleza). 


Quais são os sintomas?


Olhos vermelhos, lacrimejantes, fotofobia (aversão à luz). Além disso, na conjuntivite infecciosa bacteriana haverá secreção amarelada (ou branco-amarelada), além dos olhos vermelhos e lacrimejantes. Este tipo é contagioso enquanto tiver secreção. Já a conjuntivite do tipo viral é sazonal, causando surtos na população e é muito contagiosa. Seus sintomas são, inicialmente, leves, piorando alguns dias depois.

O uso do colírio adequado ajuda a aliviar os sintomas e a eliminar as consequências das infecções secundárias. Quando a conjuntivite é alérgica, o principal sintoma é o inchaço acentuado da conjuntiva, acompanhado de coceira, sensação de cisco, e fotofobia. Se não houver infecção secundária com secreção, as conjuntivites alérgicas não são contagiosas.


Geralmente, a conjuntivite acomete os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias, mas o tempo de evolução varia de acordo com a condição imunológica do paciente. Vale ressaltar que nem sempre todos os sintomas se manifestam ao mesmo tempo, por isso só o especialista poderá dar o diagnóstico correto quanto ao tipo de conjuntivite. 


Como tratar a conjuntivite?


Conjuntivites agudas sempre são tratáveis e curáveis. O tratamento utiliza, inicialmente, apenas colírios lubrificantes. No caso de infecções bacterianas, poderá ser colhido material para exame microscópico, cultura e antibiograma para se determinar o antibiótico exato a ser prescrito.

Já no caso de conjuntivites crônicas, geralmente há alguma doença sistêmica associada, como doenças reumáticas, síndrome de olho seco, doenças alérgicas e com alterações do sistema imunitário. Essas são as mais graves, podendo deixar sequelas como opacificações da córnea com diminuição da visão. 


E como evitar?


Lave frequentemente as mãos e evite coçar os olhos, para não propiciar traumas. Também é importante ter a refração sempre em dia, pois pessoas que necessitam de óculos e não usam, ou estão com as lentes fracas (principalmente hipermetropias e astigmatismos), ficam com os olhos congestos, o que facilita infecções, como as conjuntivites. 


Existe algum cuidado especifico para evitar a doença após o banho de mar ou piscina?


É recomendável utilizar um colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, para que não haja risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular.  Quem utiliza lentes de contato também deve se lembrar de retirá-las antes de mergulhar, uma vez que elas podem ser contaminadas com a sujeira da água, favorecendo o surgimento de infecções.  


A conjuntivite pode deixar algum tipo de sequela no olho?


Se não tratadas corretamente, as conjuntivites virais e bacterianas podem levar à lesões da córnea, provando diminuição da acuidade visual e, até mesmo, cegueira. 

August E. J. Kohls

Recent Posts

Após 100 anos, marca de óculos reabre no Brasil

Com tecnologia alemã, Óticas Kohls foi inaugurada há três meses no bairro do Tatuapé, Zona…

4 anos ago

Nova lente controla miopia em crianças

Estudo aponta menor progressão da miopia durante três anos entre crianças que usaram a lente.…

4 anos ago

O que é presbiopia?

A presbiopia, conhecida como "vista cansada", é a dificuldade para enxergar de perto; problema atinge…

4 anos ago

Diabetes cresce 24% em 10 anos, diz IBGE

Alta está relacionada a doenças oculares. Mais da metade pode cegar por falta de acompanhamento…

4 anos ago

Pesquisa mostra como conter a miopia

Estudo inédito revela que é possível conter em até 38% a progressão da miopia em…

4 anos ago

Como escolher corretamente as melhores lentes para seus óculos

Precisa escolher as melhores lentes para seus óculos mas não tem ideia de quais as…

4 anos ago