1, mar 2020     Leitura: 5 minutos     por: Óticas Kohls
Compartilhe  

7 dicas para se adaptar bem (e rápido) a óculos multifocais

7 dicas para se adaptar bem (e rápido) a óculos multifocais

Apesar de lentes multifocais (também conhecidas como lentes progressivas) proporcionarem facilidade e praticidade, fazendo com que se consiga enxergar de perto e de longe sem ter que utilizar dois óculos, comumente a adaptação aos óculos multifocais apresentam certa dificuldade.

Mesmo com a avançada tecnologia envolvida na fabricação de óculos multifocais, para algumas pessoas ainda há dificuldade de adaptação neste tipo de lentes.

É bastante recorrente queixas de usuários que relatam distorções na visão, dores de cabeça, sensação de “flutuar” etc., logo que começam a usar lentes multifocais. Por isso que, geralmente, o processo de adaptação de óculos multifocais exige maior esforço de seu usuário.

Como melhorar o processo de adaptação de óculos multifocais?

Caso você esteja cogitando usar lentes multifocais em seus óculos, ou já esteja em pleno processo de adaptação desse tipo de lente, confira sete dicas para se adaptar melhor e mais rapidamente aos óculos multifocais:

Dica 1: Treine seu cérebro a se acostumar com a mudança

O cérebro tem muito a ver com a adaptação de óculos multifocais, por isso é importante que você o treine para se adaptar com as lentes multifocais.

Mas como treinar o cérebro para os óculos multifocais? A ideia é usá-los o máximo de tempo possível, ou seja, logo que acordar e passar o dia todo com seus óculos de grau.

Por mais que o tempo de adaptação possa variar, ainda assim o mais comum é que nos primeiros sete dias seja possível se adaptar.

Caso você acredite que está demorando a se adaptar com os óculos multifocais, procure seu oftalmologista para que ele confira se está tudo certo com seu grau e com as medidas de seus óculos.

Dica 2: Procure facilitar sua adaptação de óculos multifocais

Pode não ser tão fácil, afinal quando não estamos adaptados a óculos de grau tudo parece ter uma perspectiva diferente. Então, a dica é que para facilitar sua adaptação, você precisa tentar evitar:

  • – Tirar e colocar seus óculos constantemente;
  • – Ficar olhando seus passos andando ou ao subir e descer escadas;
  • – Dirigir nas primeiras semanas, porque pode ser algo realmente incômodo.

Dica 3:  Tenha atenção redobrada em relação às medidas de “DNP” e “DP”

A DNP (Distância Naso-Pupilar) e DP (Distância Pupilar) são extremamente importantes para a fabricação de quaisquer óculos de grau, mas quando estamos falando de lentes multifocais, essas medidas se tornam ainda mais fundamentais.

Portanto, as medidas DNP e DP em óculos multifocais devem ser precisas e cuidadosas, caso contrário haverá problemas de adaptação. O consultor ótico de sua ótica de confiança deve ser altamente competente para aferir corretamente essas medidas.

Para realizar essas medições, comumente é utilizado um aparelho chamado de “pupilômetro digital“, mas também há instrumentos de medição DNP e DP com tecnologia altamente avançada, como i.Terminal 2, da renomada fabricante Zeiss.

Dica 4: Escolha a armação correta

A escolha da armação dos óculos de grau também é fator fundamental para que a adaptação aos óculos multifocais seja mais rápida, pois ela precisa estar de acordo com seu rosto, isto é, seu formato e também com a ALT (altura pupilar) dos óculos multifocais.

Dica 5:  Entenda os campos de visão de lentes multifocais para óculos

Óculos multifocais possuem três campos de visão, e compreender onde estão “situados” nas lentes multifocais irá facilitar sua adaptação.

Primeiro, você precisa saber quais são esses campos de são: perto, longe e intermediário. Dito isso vamos, à “localização” (mapeamento das lentes).

A parte inferior das lentes multifocais dos óculos é onde você deve utilizar para enxergar perto, a parte superior das lentes multifocais devem ser utilizadas para enxergar longe e a parte do centro das lentes é a intermediária, a parte em que ocorre a transição da visibilidade.

Dica 6:  Escolha uma boa marca de lentes multifocais

Essa dica não se atém apenas a quesitos de resistência e durabilidade, mas também no que se refere ao conforto e facilidade de adaptação dos óculos multifocais.

Lentes com garantia de qualidade e precisão (como as da Óticas Kohls, que possuem cinco anos de garantia) conseguem oferecer melhor desempenho de resultados de adaptação para seus usuários. Também, as lentes multifocais para óculos que são realmente boas permitem a opção de personalização, que facilitará ainda mais o processo de adaptação.

Dica 7: Opte por lentes personalizáveis

As lentes multifocais personalizadas são consideradas as melhores lentes da atualidade, porque conseguem “ajudar” ao usuário em seu processo de adaptação, tendo em vista que são produzidas de maneira individual para cada pessoa (para atender suas necessidades específicas).

Desse modo, as lentes multifocais personalizadas proporcionam inúmeras combinações óticas e ainda levam em consideração o “estilo de vida” do usuário.

Em suma, para que a adaptação aos óculos multifocais ocorra de forma célere, além de demandar esforço do usuário, é fundamental que as lentes escolhidas sejam de alta qualidade.

A Óticas Kohls, por exemplo, oferece garantia de suas lentes multifocais até mesmo por “erro médico” (quando a graduação da receita apresenta falhas). O que acha de solicitar um orçamento à Kohls? Estamos te esperando! 😉

Gostou desse artigo?

Então não perca mais nenhum: assine nossa newsletter