6, dez 2019     Leitura: 3 minutos     por: Óticas Kohls
Compartilhe  

O que é presbiopia?

O que é presbiopia?

A presbiopia, conhecida como “vista cansada”, é a dificuldade para enxergar de perto. Todo mundo vai passar por isso na vida, pois faz parte do processo de envelhecimento natural dos olhos. De acordo com o IBGE, 38 milhões de pessoas – 90% da população entre 45 e 70 anos – têm o problema.


A vista cansada é resultado de uma mudança no cristalino, uma estrutura do globo ocular que funciona como a “lente natural do olho”. Para enxergar bem de perto, ela precisa mudar de forma.


“Com o passar do tempo, o cristalino vai se enrijecendo e perde a elasticidade, então a pessoa não consegue ver de perto”, explica o oftalmologista Bruno Fontes, vice-presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.


Wallace Chamon, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), compara a situação à mudança no foco automático de uma máquina fotográfica. “O motor da máquina, que vai ajustar o foco de longe para perto, fica lento. Então, a imagem que está próxima perde sua nitidez”.


A chamada “vista cansada” piora com o tempo e começa a dar sinais a partir dos 40 anos de idade. “Não existe nada que possa retardar ou acelerar esse processo. Todo ser humano vai ter”, ressalta Chamon.


Nessa faixa etária, costumam aparecer outras doenças oculares – como glaucoma e catarata. É essencial consultar um especialista para fazer o exame oftalmológico e ter o diagnóstico correto.


“A autoprescrição faz com que a pessoa não trate direito doenças que podem levar à cegueira”, alerta Bruno Fontes. “Muitos problemas de visão são irreversíveis porque não foram diagnosticados e tratados corretamente”, completa.


Uma pesquisa Ibope encomendada pela Alcon, líder global em cuidados com a visão, em maio deste ano mostra que 66% dos entrevistados citam os óculos, normalmente adquiridos sem receita médica, como forma de tratamento. Foram ouvidas 2 002 pessoas com idade a partir de 16 anos.


“O óculos adquirido por conta própria não funciona adequadamente, pois não considera outros distúrbios e a diferença de grau de presbiopia que existe entre um olho e outro, algo que os pacientes raramente percebem”, alerta Chamon. Fontes, por sua vez, diz que o óculos inadequado não aumenta o grau da presbiopia, mas não ajuda a enxergar melhor.


O tratamento mais comum para a presbiopia é o uso de óculos – existe os que servem só para enxergar de perto ou os multifocais, para qualquer distância. Lentes de contato  bifocais – para longe e perto – também podem corrigir a vista cansada.


Para pessoas que também têm catarata ou mais de 55 anos de idade, a cirurgia intraocular pode ser indicada. “O cristalino é retirado e no lugar dele se coloca  uma lente bifocal”, explica Fontes.Se o paciente não tem catarata, a cirurgia a laser é uma opção. “Com essa intervenção é possível mudar a curvatura da córnea e fazer a pessoa enxergar de perto”, esclarece Wallace Chamon.

Achamos que você também gostaria de ler...

Gostou desse artigo?

Então não perca mais nenhum: assine nossa newsletter