Search
Generic filters
Quero encontrar...
Artigos
Produtos

Filtros

Lentes de Contato

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DAS LENTES DE CONTATO

Quem não usa lentes de contato – o que, provavelmente, não é o seu caso – geralmente sente aflição ao observar alguém colocando as suas nos olhos, não é mesmo? Hoje em dia as lentes de contato são práticas, leves e de fácil manuseio e higiene, além de terem algumas vantagens sobre os óculos, como oferecer um maior campo de visão, não embaçar com tanta facilidade e permitir que os usuários possam se dedicar à prática de diversas atividades sem ter que usar os incômodos óculos, por exemplo.

No entanto, nem sempre a vida de quem usa lentes de contato foi tão fácil assim. Você já parou para pensar em como elas eram no passado? De acordo com Gary Heiting, editor do portal AllAboutVision.com, Leonardo da Vinci imaginou o uso de lentes corretivas diretamente sobre as córneas já no início do século 16 e, em 1823, o astrônomo inglês Sir John Herschel propôs a ideia de criar um molde a partir dos olhos de humanos para produzir lentes corretivas.

As primeiras lentes de contato só foram desenvolvidas em 1887, pelo médico alemão Adolf Eugene Fick, e eram feitas de vidro cobrindo toda a superfície dos olhos, incluindo a esclera — ou a parte branca do olho. Além de pesadas, essas versões de lentes só podiam ser usadas durante poucas horas do dia, já que limitavam dramaticamente a oxigenação da córnea, e acabaram não sendo muito utilizadas na época.

Depois das descobertas e desenvolvimento do material Silicione Hidrogel, em meados dos anos 90, foi que as lentes de contato se popularizaram. Atualmente, a grande maioria dos usuários de lentes de contato — por volta de 90% do total — prefere, quando possível, as de Silicone Hidrogel, já que elas são mais confortáveis e baratas. No entanto, as lentes acrílicas ainda existem, e outras opções disponíveis são as rígidas gás-permeáveis e as híbridas, ou seja, versões nas quais o centro da lente é rígido e a parte periférica é gelatinosa ou a borda fica envolta por esse material mais flexível.

VANTAGENS DE USAR LENTES DE CONTATO

Menos distorção: quando você usa óculos, existe um espaço entre a lente e o olho. Essa distância pode distorcer o tamanho dos objetos, fazendo com que pareçam maiores ou menores do que são na realidade. As lentes de contato repousam diretamente sobre seus olhos e provocam menos distorção.

Melhor visão periférica: os óculos só melhoram a visão no campo visual diretamente à sua frente. Quando você olha para os lados, para cima ou para baixo com seus óculos, a visão normalmente não é tão nítida. As lentes de contato asseguram que todo o seu campo visual esteja em foco.

Menos distração: a lente dos óculos fica manchada quando você a toca, embaçada com as mudanças de temperatura e turva quando molhada. Elementos externos normalmente não afetam as lentes de contato, ou sua visão.

Menos confusão: óculos colocam peso desconfortável no nariz e orelhas, e frequentemente escorregam no nariz. Em uso diário normal, os óculos podem soltar ou serem arrancados de seu rosto, fazendo com que arranhem ou quebrem as lentes facilmente. Lentes de contato repousam seguramente em seus olhos, e normalmente não se deslocam ou se movem do lugar.

Mais reveladoras: óculos atuam como uma barreira entre seus olhos e o mundo. Ocultos pelo reflexo, distorcidos pelas lentes, seus olhos ficam obscurecidos da vista de outras pessoas. Lentes de contato permitem que outras pessoas vejam seus olhos naturalmente, sem alterar a aparência. Para muitas pessoas isso pode aumentar a autoconfiança.

COMO TIRAR E COLOCAR SUAS LENTES DE CONTATO

Antes de começar

Lave bem as mãos com sabonete, de preferência um sem perfume e com ação antibacteriana. Enxágue bem e seque as mãos com uma toalha sem fiapos.

Verifique se as lentes estão na posição correta

Coloque a lente na ponta de seu dedo indicador e verifique-a. Se as bordas da lente tenderem a apontar para fora, como um “prato fundo”, a lente está invertida. Algumas lentes têm indicados os números 1, 2 e 3 próximos à borda. Os números 1, 2 e 3 indicam a orientação correta, enquanto os números invertidos indicam que a lente está ao contrário.

Use a mão que tem mais coordenação

Com a lente em seu dedo indicador, use a outra mão para segurar a pálpebra superior para que você não pisque. Puxe para baixo sua pálpebra inferior, usando os outros dedos da mão com a lente.

Mova a lente de contato

Olhe para cima e coloque a lente suavemente na parte branca inferior do olho. Solte a pálpebra devagar e feche o olho por alguns instantes. Pisque várias vezes para centralizar a lente. Use a mesma técnica ao inserir a lente no outro olho.

Veja nesse vídeo da fabricante da marca Acuvue (Johnson & Johnson) como tirar e colocar suas lentes de contato:

Agora que você já entendeu tudo sobre lentes de contato, basta escolher as que melhor se adequam às suas necessidades e você poderá comprar as lentes de contato online, aqui mesmo no site da Óticas Kohls 😉.

Exibindo 1–12 de 33 resultados

Receba um desconto de até 20% OFF na sua primeira compra online!