4, nov 2021     Leitura: 4 minutos    por: Felipe
Compartilhe  

Óculos Multifocais: Saiba o que são, e se você precisa usar

De acordo com pesquisa da OMS 2,2 bilhões de pessoas tem algum tipo de deficiência visual.

Óculos Multifocais: Saiba o que são, e se você precisa usar

O que são óculos multifocais?

Independentemente de nossa idade e condição física, devemos passar por vários médicos e especialistas, pelo menos de forma anual, para poder fazer um check-up e entender como seu organismo está se comportando. E muitas vezes acontece de algo se modificar, como por exemplo, a nossa visão. É possível que algum problema se desenvolva e seu médico te passe algum tipo de óculos para que você comece a utilizar. Um dos mais conhecidos e procurados são os óculos multifocais, que ajudam na vista cansada e em olhos que estão mais sensíveis.

Esse é o seu caso? Se sim, acompanhe este artigo e confira o que são óculos multifocais e suas funcionalidades.

Qual a necessidade de utilização de um óculos multifocal?

É necessário sempre se adequar à sua saúde e a idade em que se encontra, para sempre combater possíveis problemas ou complicações, principalmente ocular”
Para corrigir presbiopia, mais conhecida como vista cansada, e outras complicações os óculos e lentes multifocais são os mais utilizados. Elas possuem entre dois e três campos diferenciados de visões em um material só.
Dessa forma é possível enxergar pessoas e objetos em distâncias curtas, médias ou longas, sem que nenhuma dessas atividades sejam prejudicadas. Essa lente possui níveis que possibilitam a facilidade de ter diversos óculos em um.

Conforme o tempo e a idade passam, nosso corpo começa a desgastar, e com os olhos não seria diferente. A condição natural e cansaço deles ocorrem pelo envelhecimento do cristalino, que seria a nossa lente natural dos olhos. Confira a imagem abaixo.

esquema-olho-visao-normal-presbiopia

Com isso, a partir dos 40 anos, é possível que seja necessário começar a utilizar os óculos multifocais e a tecnologia que possuem, para que seus olhos voltem a trabalhar da melhor forma possível e sem esforços prejudiciais.

Como usar um óculos multifocal?

A pergunta sobre como usar óculos multifocal é sempre frequente, pois, é difícil de acreditar que seja possível ter tantas variações em um objeto só, mas é totalmente possível e fácil de se acostumar.
Abaixo, há uma imagem sobre a lente multifocal, que mostra o funcionamento da mesma, dividido em três partes principais.

esquema-lente-multifocal-1

Cada campo possui um grau para a melhor forma de enxergar, o que o torna mais fácil de usar, principalmente no início, em que as pessoas costumam se atrapalhar com tanta informação.
Há também a lente bifocal, na qual você deve levantar e abaixar a cabeça para se acostumar com a visão e entrar no campo certo, mas com os óculos multifocais, isso não é mais necessário, pois o olho se acostuma de um jeito mais natural, por conta da forma de transição de foco, que se torna imperceptível.

Conhecidas também como lentes progressivas, as multifocais devem ter uma armação em que as transições nos três campos de visão sejam suaves.
O indicado é que a altura do aro tenha no mínimo 30mm ou 3 cm, para que a superfície da lente possa fazer o trabalho que se propõe. Além disso, ainda é possível personalizar as lentes de acordo com as necessidades de cada paciente, ou seja, otimizar cada campo.

Benefícios que os óculos multifocais proporcionam para sua visão


Além de economizarem o seu dinheiro, ainda apresentam vantagens como:

  • Visão otimizada
  • As lentes podem ser personalizadas
  • Ajudam a melhorar os sintomas de vista cansada
  • Evitam a degradação dos olhos em grandes escalas
  • Rápida adaptação

Considerações finais

Sabemos o quanto é importante nos mantermos saudáveis e com os exames em dia, até porque nosso corpo sempre pode mudar. Mas não se desespere, pois há sim uma resposta para cada problema.
Os óculos multifocais são sinônimo de aumento de saúde, mas devem ser indicados pelo seu médico, para que todas as alterações e feitos tenham resultados significantes. Agora que você já tem total noção do que são óculos multifocais, é hora de fazer seu check-up anual, o que acha?

TAGS:

Achamos que você também gostaria de ler...

Gostou desse artigo?

Então não perca mais nenhum: assine nossa newsletter

Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando