9, nov 2021     Leitura: 4 minutos    por: Felipe
Compartilhe  

Quem inventou os óculos de grau?

Veja detalhadamente quem realmente criou os óculos de grau e toda sua história

Quem inventou os óculos de grau?

Em nosso mundo moderno, temos diversos objetos, criações e maravilhas em nossas mãos em um piscar de olhos, não é? É somente desejarmos algo, que ele estará em nosso alcance, graças a todas descobertas e tecnologias já existentes até hoje. Mas você sabe como eles chegaram até nós? Muitas vezes, justamente por não pensarmos nisso, não sabemos como, quando, onde e por que aquilo existe e se foi criado para aquela finalidade. Afinal, invenções podem ter uma ou mais utilizações.

E como estamos falando sobre criações, poderíamos nos questionar sobre quem inventou os óculos de grau, elemento imprescindível na vida de muitas pessoas, para que possam literalmente, enxergar o mundo melhor. Leia e confira um pouco mais sobre a linha do tempo dos óculos.

Origem e evolução dos óculos

As lentes, conhecidas também como lupas, são uma invenção muito antiga. Seus primeiros resquícios foram encontrados em ruínas, e eram pedras translúcidas com um formato redondo, que ajudavam principalmente na leitura e na escrita de textos.

Desde 609 a.C., sua forma mais rústica era utilizada, e após muitos anos, historiadores descobriram que na era Romana lentes de esmeraldas eram sustentadas pela mão, para que fosse possível aumentar tudo em sua volta.

Mais uma de diversas curiosidades sobre óculos de grau, é que antigamente eram utilizados nas armaduras de soldados para que enxergassem melhor.

Em 1306, por conta de um registro histórico de um Frei, o Giordado do castelo de Rivalto, foi possível entender que a arte de se fazer óculos já era vista como algo medicinal, pois entenderam que as lentes melhoravam a visão.

A simples e adequada ideia de facilitar o equilíbrio dos óculos no rosto chegou bem mais tarde, em meados de 1920, onde artesãos perceberam que esse tipo de uso seria muito melhor.

Mas nesse momento, esses primeiros óculos possuíam lentes planas e serviam mais como luxo, pois apenas a elite ou quem possuía dificuldades e problemas mentais tinha acesso a eles.

modelos-oculos-antigos

Mas, quem inventou óculos com grau?

A evolução dos óculos sempre foi constante. Quem inventou os óculos não foi somente uma pessoa, mas sim gerações, que dedicavam parte do seu tempo para gerar formas de aperfeiçoá-lo, tornando-o cada vez melhor.

Citamos antes que como os óculos ainda não possuíam tanta tecnologia, e ainda não tinha graus, eles começaram a aparecer como lentes corretivas. Feitos a partir de pedras preciosas, onde os cristais eram transformados em camadas finas, e assim eram utilizadas como lentes de aumento.

O item de sucesso conquistava cada vez mais adeptos. E foi na Alemanha que a linha do tempo dos óculos começou a tomar o formato que utilizamos nos dias de hoje .

Logo, estudiosos começaram a criar rebites e aros de ferro, proporcionando a criação do par de óculos com as lentes de grau no séc. XVIII. As hastes viraram parte dos mesmos, e hoje em dia são indispensáveis.

registro-oculos-antigos-2

A importância dos óculos de grau para nós hoje em dia

Após serem lapidadas em pedras preciosas, as lentes foram renovadas e totalmente otimizadas para proporcionar mais facilidade para a vida moderna e a saúde das pessoas.

Hoje, graças a todos esses passos através de séculos, é possível ter o mais tecnológico dos óculos. Além disso, ele não é mais somente um sinônimo de reajuste para a visão, pois possui variadas vantagens e utilidades como: 

  • Há muitas opções para cada problema de visão
  • Se tornou um acessório de moda
  • Possui diversos designs
  • Combina com todos os tipos de rosto

São muitas possibilidades que a invenção dos óculos nos proporcionou. Pois, se toda essa linha do tempo não existisse, talvez esse objeto não fosse tão tecnológico e moderno como é hoje, não é?

Conclusão

Neste artigo você aprendeu um pouco sobre história, sobre a linha do tempo dos óculos e ainda entendeu todos os seus passos. Muitas vezes usamos objetos diariamente, mas nunca paramos para pensar como eles surgiram e se desenvolveram.

Enfim, agora que você sabe quem inventou óculos e reconhece toda a sua importância, que tal escolher um que combine com seu estilo de vida?

 

TAGS:

Achamos que você também gostaria de ler...

Gostou desse artigo?

Então não perca mais nenhum: assine nossa newsletter

Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando