Veja alguns alimentos que ajudam a proteger a visão

Já viu coelho de óculos? 😂 Apesar de infame, essa velha piadinha tem muitas pontas de verdade. Isso porque existem alguns alimentos que ajudam a melhorar a visão e a prevenir problemas de saúde oculares. Dessa forma, uma alimentação sem exageros é indispensável para o organismo.

Prevenção

Alguns alimentos ajudam a evitar o chamado “olho seco”. Outros podem até retardar o efeito do envelhecimento ocular que leva à catarata. Alimentos ricos em vitamina A, por exemplo, contribuem bastante. Afinal, a carência dessa vitamina pode provocar cegueira noturna, além da sensibilidade à luz.


Algumas frutas são ótimas fontes de vitamina A, como o mamão e o melão. Mas a lista conta também com: acelga, salsa, cenoura, batata doce e couve, além de fígado, gema de ovo e leite.


Encontrada em óleos vegetais, nozes e em frutas secas, a vitamina E consegue proteger os olhos contra os efeitos da luminosidade em excesso causada pela exposição solar.


Já a ausência da luteína provoca uma doença chamada degeneração macular. Esse problema está relacionado com a idade. Por isso, é muito importante manter na alimentação vegetais de cor escura.


Em alguns casos, suplementos alimentares são necessários para suprir a ausência de alguns nutrientes no organismo. Para isso, porém, é necessário consultar um médico especializado. Após a realização dos exames necessários, o profissional indicará as ações certas para prevenir e combater as doenças.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares. A seguir, o especialista aponta cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão.

1. Cenouras e alimentos de cor laranja

Cenouras e alimentos de cor de laranja são excelentes para a visão

“É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. E é verdade. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas. Vale ressaltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral.”

2. Folhas verdes

Folhas verdes contêm danos provocados por radicais livres

“Saladas de folhas verdes são uma ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata. Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contribuem para diminuir o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance visual.”

3. Ovos

Ovos são ricos em luteína e zeaxantina, que reduz risco de DMRI

“Além de também ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão.”

4. Frutas vermelhas e cítricas

Alimentos ricos em vitamina C, como as frutas vermelhas, são excelentes para ter boa visão

“Essas frutas são ricas em vitamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado.

5. Peixes

Fontes de ácido graxo, peixes como atum e salmão também auxiliam na saúde ocular

“Ricos em ômega-3 e ômega-6, os peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restaurantes japoneses: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo.

Neves diz, ainda, que as receitas devem levar mais castanhas, linhaça e óleo de canola – já que também evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.

August E. J. Kohls

Recent Posts

Após 100 anos, marca de óculos reabre no Brasil

Com tecnologia alemã, Óticas Kohls foi inaugurada há três meses no bairro do Tatuapé, Zona…

4 anos ago

Nova lente controla miopia em crianças

Estudo aponta menor progressão da miopia durante três anos entre crianças que usaram a lente.…

4 anos ago

O que é presbiopia?

A presbiopia, conhecida como "vista cansada", é a dificuldade para enxergar de perto; problema atinge…

4 anos ago

6 Dúvidas Sobre Conjuntivite

Oftalmologista esclarece duvidas sobre a doença que tem seus casos aumentados durante o verão

4 anos ago

Diabetes cresce 24% em 10 anos, diz IBGE

Alta está relacionada a doenças oculares. Mais da metade pode cegar por falta de acompanhamento…

4 anos ago

Pesquisa mostra como conter a miopia

Estudo inédito revela que é possível conter em até 38% a progressão da miopia em…

4 anos ago