Search
Generic filters
Quero encontrar...
Artigos
Produtos
14, set 2020     Leitura: 5 minutos    por: Óticas Kohls
Compartilhe  

Miopia: o que é, causas, tratamentos e tipos de lentes

Distúrbio na visão muito comum, a miopia atinge mais de 1 bilhão em todo o mundo. Entenda o que é e os tratamentos disponíveis.

Miopia: o que é, causas, tratamentos e tipos de lentes

Você sabia que a miopia é um problema que atinge pelo menos 1 bilhão de pessoas (sim, com ‘b’!) em todo o mundo? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ela deve afetar metade da população do planeta até 2050.

Um dos fatores que propiciou o aumento constante do número de pessoas míopes é a popularização de dispositivos eletrônicos móveis, como notebooks e smartphones. De fato, nunca estivemos tanto tempo diante das telas.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos o que é a miopia e quais as principais causas desse “defeito” na visão. Mostraremos também qual é o tratamento para miopia e quais os tipos de lentes utilizados nesses casos. Confira!

O que é Miopia?

Antes de qualquer coisa, devemos esclarecer qual é o conceito de miopia. Em linhas gerais, podemos entendê-la como sendo um distúrbio que impede a visão de enxergar nitidamente objetos que estão à longa distância.

Objetos que estão a certa distância tendem a ficar embaçados ou desfocados. Por outro lado, os míopes veem perfeitamente objetos próximos.

De acordo com especialistas, o defeito que produz a vista embaçada consiste em um alongamento desproporcional do globo ocular.

O-que-e-miopia
Diferenças entre um olho normal e um olho com miopia

Esse alongamento (alongamento axial) faz com que a luminosidade seja absorvida pelo globo ocular antes de alcançar a retina, o que propicia as distorções visuais características da miopia.

Os sintomas da miopia

Sintomas-Miopia
Um dos principais sintomas da miopia, a visão embaçada necessita de correção através de óculos ou lentes de contato

Mas o que a miopia causa além da vista embaçada? Dessa distorção decorrem uma série de sintomas que podem ser muito inconvenientes.

Entre eles, podemos indicar a presença de fortes dores de cabeça. Esse sintoma ocorre quando pessoas míopes têm que forçar a vista para enxergar objetos distantes.

Outro sintoma muito comum da miopia é a sensação constante de vista cansada. É importante notar que, por mais que esses problemas sejam sentidos por pessoas míopes, eles também são característicos do astigmatismo.

Causas da miopia

Relaxing Woman Outdoors
Estresse pode agravar miopia; exercícios físicos são importantes para prevenir evolução

“No que diz respeito às causas desse distúrbio, muitos estudiosos acreditam que há uma combinação de fatores ambienteis e genéticos que concorrem para seu surgimento.”

No entanto, pesquisas recentes apontam que as causas ambientais são mais decisivas do que as genéticas.

De acordo com esses estudos, o fato é que as mudanças no estilo de vida foram determinantes para que a “epidemia” de miopia pudesse ganhar os contornos que tem hoje.

Entre os principais fatores ambientais que contribuem para o surgimento do problema, temos os seguintes:

  • Hábito frequente da leitura, em especial em espaços mal iluminados;
  • Estresse constante;
  • Maior tempo em espaços fechados;
  • Falta de exercícios físicos; e
  • Mais tempo diante de telas, que emitem a nociva luz azul.

Tratamentos para a miopia

Oculos-de-Grau-Oticas-Kohls
Óculos de grau são efetivos para conter miopia e contra seu avanço
Imagem: Óticas Kohls

Miopia tem cura? Não, não tem. Mas ela pode ser devidamente tratada e ter seus sintomas e efeitos significativamente abrandados.

Entre os tratamentos temos, por exemplo, a cirurgia refrativa, que consiste em uma técnica que utiliza o laser para correção da curvatura da córnea.

Temos também as lentes de contato e os óculos de grau, que podem dar maior correção à visão. No tópico a seguir, mostramos alguns tipos de lentes para miopia.

Tipos de lentes

Diferencas-Lentes-Miopia
Ilustramos, de forma simples, os diferentes tipos de lentes para miopia, e suas vantagens e desvantagens

Lente Orma (CR-39)

Essas são as lentes de acrílico, as quais são bastante comuns no mercado. Elas não são recomendadas para pessoas com graus altos, pois têm baixo índice de refração, o que as torna mais espessas, ficando com o indesejável aspecto de “fundo de garrafa”.

Lentes de policarbonato

Estas lentes têm como características principais suas bordas finas, além de serem muito leves e resistentes.

Além disso, as aplicações antirrisco, antirreflexo e proteção UV são compatíveis com as lentes de policarbonato, proporcionando aos olhos maior proteção, e às lentes, mais resistência.

Lentes 1.67 (alto índice)

Estas lentes costumam ser ainda mais finas do que as de policarbonato, sendo recomendadas para pessoas que possuem mais de 4 graus de miopia.

Lentes 1.74 (alto índice)

Essas lentes estão entre as mais caras do mercado, pois são bem mais finas e possuem uma alta capacidade de refração. Indicada para altos graus de miopia.

Lentes 1.76 (alto índice)

Essas lentes são feitas a partir de resina, sendo indicadas para pacientes com 6 graus ou mais. São conhecidas por serem até 30% mais finas do que as lentes 1.67. Entretanto, a diferença de espessura para as lentes 1.74 é ínfima, e seu custo, bem maior.

Tratando a miopia para evitar outros problemas

Tratamento-miopia-cirurgia-laser
Paciente em tratamento da miopia com cirurgia a laser

À vista do que foi dito, podemos concluir que é muito importante não somente evitar os hábitos que podem agravar esse distúrbio, como também tratá-lo.

Isso porque, quando não cuidada, a miopia pode causar degenerações, descolamentos e rupturas da retina, além de glaucoma. Por isso, consulte já um oftalmologista!

Ainda quer saber mais sobre a miopia?

Assista ao vídeo do Dr. Drauzio Varella, onde ele complementa as informações que fornecemos acima:

Gostou desse artigo?

Então não perca mais nenhum: assine nossa newsletter