Conheça 5 fatos de quando seus óculos podem estar na verdade te prejudicando.
Os óculos foram criados para ajudar milhares de pessoas a terem uma vida melhor e mais confortável em relação a forma de como enxergamos o mundo, literalmente. Com eles, é possível ter uma visão mais nítida e diminuir os problemas oculares, além de proteger os seus olhos de quaisquer outras complicações que podem ocorrer, como por exemplo aumento de grau.
Mas, os óculos podem prejudicar também, se não forem utilizados da forma correta, reajustados quando necessário e indicados pelo seu oftalmologista ou optometrista de confiança. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o que prejudica sua visão em relação aos óculos, confira:
Para saber a nossa necessidade de utilização de um óculos de grau, devemos fazer exames específicos com um especialista, correto? Ele irá explicar o problema, diagnosticá-lo, passar o grau necessário a ser utilizado e acompanhar o seu caso.
Com isso, muitas pessoas decidem comprar óculos baratos com lentes já prontas, como por exemplo em farmácias ou até mesmo em camelôs, que possuem óculos com pares de lentes de grau totalmente fora da prescrição dada.
Esses modelos utilizam lentes de aumento, inviabilizando a correção do problema ocular e piorando a situação a longo prazo, pois é necessário o uso de lentes especiais para cada caso, e que contenham qualidade máxima.
Se você não se sente mais confortável com seus óculos e percebeu que eles não servem mais para a sua necessidade, caso possua ametropias como por exemplo:
É necessário ir ao seu profissional de confiança, o grau pode ter mudado e alguma alteração deverá ser feita, pois usar óculos com grau menor ou maior pode agravar sintomas e problemas, sejam eles quais forem.
Note as variações, corrija suas lentes após uma consulta e utilize sempre a prescrição médica, encomendando a lente correta.
Sabemos já que um óculos de grau errado prejudica, e ignorar todos os sintomas que vem apresentando é pior ainda. Se você sente dores de cabeça, está sensível a qualquer luminosidade, possui uma vermelhidão nas áreas dos olhos ou qualquer outro sintoma relacionado a esses órgãos, pode ser algum sintoma de doença.
Não adie a consulta com seu médico e não espere um diagnóstico tardio, pois essa falta de cuidado pode acarretar em intervenções cirúrgicas e problemas mais complexos que irão necessitar de um longo período de recuperação.
Sabemos que o mundo da moda dita todas as tendências possíveis, e uma delas é utilizar óculos. Caso você goste do acessório, mas não tenha nenhuma necessidade médica, utilize-os sem lentes ou com lentes sem grau que não irão prejudicar a sua visão.
Às vezes podemos pagar caro por causa da moda ou da simples vontade de utilizar um par de óculos com grau. Lembre-se de cuidar de sua visão e não prejudicá-la.
Conhecido também como cegueira noturna, pessoas que utilizam óculos de grau podem dirigir sob más condições, justamente pelas circunstâncias que os olhos proporcionam para as mesmas. Por isso, é necessário ter óculos especiais para dirigir à noite.
Dirigir com pouca iluminação, com chuva, neblina e neve modifica a estrutura de nossos olhos, pois as pupilas se dilatam, e o foco visual torna-se um pouco menos capaz em relação a distâncias.
Por isso, para que não haja nenhum acidente e o motorista não fique nervoso por não estar enxergando bem, utilize os óculos especiais para direção, para que seja possível fazer viagens tranquilas.
Sim, óculos podem prejudicar, mas somente se o uso for totalmente negligenciado. Algo necessário pode tornar-se até mortal dependendo da situação, então cuide-se e sempre reajuste seu par de óculos quando necessário.